A origem dos digimons

Qual a origem de Digimon? Seria apenas uma franquia criada para disputar com os Monstrinhos de Bolso (coisa que nós, fãs de Digimon, sempre escutamos ¬¬)? Tire suas dúvidas e desvende mistérios que envolvem a origem de Digimon nesta nova leva de matérias!

Digimon nem sempre foi anime, e muito menos surgiu de um mangá... Digimon surgiu muito depois da criação dos "Monstros Digitais". Mas como isso seria possível? Para entender o porquê dos "Monstros Digitais" virem antes dos Digimons, é necessário voltar um pouco no tempo:
Em 1967 nasceu Aki Maita, que com apenas 23 anos se tornou funcionária da Bandai. Em 1995 ela foi responsável pela criação dos tamagochis. Desde pequena Aki amava animais de estimação, além de ter um interesse em assuntos relacionados em Inteligência Artificial (é bom destacar que na década de 90 assuntos relacionados a novas tecnologias - Era Digital - estavam em alta, e a criação de robôs, ou outros tipos de aparatos, com inteligência artificial era uma das grandes ambições dos cientistas da área). Ela assim criou os "monstros de estimação", conhecidos como Tamagochis (e que nós, brasileiros, chamávamos de Bichinhos Virtuais, febre por aqui no finalzinho mesmo da década de 90).
Tamagochi é a junção de duas palavras, uma japonesa: Tamago (ovo) e a palavra inglesa Watch (ver/vigiar). Eles são monstros eletrônicos que vivem, num pequeno dispositivo, prático para levar no bolso ou colocar no chaveiro. A princípio você fica observando um ovo (daí o nome ;p), que logo se torna um monstro pequeno, e a medida que você vai cuidando, dando comida, banho, brincadeira, remédio, etc, ele vai "evoluindo", ou seja, cresce para uma outra forma (princípio da digievolução). Porém, para isso, é necessário fazer com que o bichinho esteja "Feliz", pois assim eles poderão atingir até 4 níveis de evolução.
Os tamagochis viraram febre entre pessoas de todas as idades no Japão inteiro (apesar do público principal serem as crianças), e logo se espalharam pelos 4 cantos do mundo. No Brasil chegou com grande alvoroço, sendo muito divulgado pela Angélica, no seu programa Angel Mix no final da década de 90. Existiam vários modelos com monstrinhos variados, e os colecionadores ficavam ansiosos para obterem todos. Nas escolas viraram problema para os professores, já que as crianças deixavam de prestar atenção nas aulas para darem comida aos bichinhos... Porém ainda faltava algo para atingir 100% do mercado. Os Tamagochis eram mais populares entre as meninas, e para atrair os garotos a Bandai resolveu fazer certas mudanças.
Motivados pelo enorme sucesso que os tamagochis estavam fazendo mundo afora, em 1997 a Bandai desenvolveu um novo projeto, resolveu tentar deixar os tamagochis mais "atraente" aos rapazes. A idéia era fazer um tamagochi que pudesse lutar contra outros tamagochis, formando assim um jogo ainda mais interativo, e que consequenemente renderia ainda mais dinheiro.

Nasceram assim os V-Pets (bichos virtuais), que não são nada mais que tamagochis que podem lutar entre si. Este você pode treinar e lutar contra outros V-Pets... Além disso, é necessário dar comida e todas as outras coisas do tamagochi. Para ele evoluir, agora era necessário um pouco mais de trabalho, treinamento e vencer algumas lutas.

Como já era de se esperar os V-Pets ficaram famosos, porém nem tanto como os tamagochis.
Esses mesmos V-Pets serviram de inspiração para Tenya Yabuno criar um mangá de 44 páginas chamado "C´Mon Digimon". Sendo a primeira vez que o título Digimon (Monstros Digitais) foi utilizado. Desenhado durante o verão de 1997, Yabuno não tinha qualquer intenção de publicá-lo... O autor declarou que a história não teve nenhuma supervisão da Bandai (o que explica o design diferente dos monstros).

O nome Digimon, Digital Monsters, foi utilizado como sinônimo de V-Pets, Virtual Pets.
"C´Mon Digimon" é um mangá que narra a história de Kentarou, um rapaz que quando era criança quase morreu num incêndio. O seu cão, Bun, morreu para salvá-lo, e o trauma sempre ficou na memória do protagonista.

Kentarou parece uma criança revoltada que detesta animais, e seria a última pessoa capaz de possuir algo tão infantil como um V-Pet... Mas, surpresas acontecem quando um certo V-Pet surge em sua vida.

Nesta história, Digimons são apenas criaturas que podem ser projetadas em hologramas, simulando uma vida artificial. O protagonista chama seu V-Pet de "Bun"... O tratamento "Mon" parece dar os primeiros passos.
C'mon Digimon nem sequer foi publicado, e ficou guardado na gaveta por um bom tempo. Mas o conceito "Digimon", iniciado por ele, foi aproveitado no ano seguinte de sua criação. Em 1998 foi lançado pelos mesmos autores, o mangá oficial "Digimon Adventure V-Tamer 01". E é com este mangá que podemos falar que Digimon começou!
A partir de então o nome Digimon tornou-se oficial e o nome V-Pet caiu em desuso, o último nome só começou a ser usado para modelos derivados, e não relacionados com a franquia Digimon.
O primeiro capítulo de Digimon V-Tamer foi lançado em novembro de 1998, na revista V-Jump. Consideramos este como "Digimon verdadeiro", pois essa foi a primeira história de longa duração da franquia. O protagonista deste mangá é Taichi Yagami, este foi inspirado no personagem Kentarou de C'mon Digimon e conquistou a simpatia do público com facilidade (tanto que ele foi reusado em Digimon Adventure - anime). Porém este não é o mesmo Tai que conhecemos no anime, a aparência e personalidade podem ser exatamente iguais, mas eles são personagens diferentes.
C'mon Digimon finalmente foi publicado junto com o 2º volume de Digimon V-Tamer, mas foi considerado apenas como uma edição especial.

A história de Digimon V-Tamer começa quando Taichi participa de um torneio de lutas de Digimon (a plataforma usada é a mesma dos V-Pets). Por algum estranho motivo Taichi é desqualificado, e o seu Digimon não é reconhecido pela base de dados do torneio. Pensando que o aparelho estava quebrado, Taichi tenta repará-lo, mas ele acaba sendo sugado para um mundo desconhecido, o Digital World (Digimundo), onde ele conhece pessoalmente seu V-Pet (ou seja, seu Digimon).

Neste universo, o parceiro de Taichi não é Agumon, e sim Zeromaru, um V-dramon que evoluiu de um Agumon (nesta história os Digimons têm nomes próprios). E esta é a primeira aparição do Digital World (Digimundo), o mundo paralelo formado pela rede de dados dos computadores do Mundo Real, e o conceito que serviu de base para os futuros animes e mangás!
Para finalizar nossa leva de matérias sobre As Origens de Digimon, vamos falar um pouco sobre o "nome" por detrás do anime: Akiyoshi Hongo. Quem seria esta pessoa? Homem? Mulher? Para quem ainda não sabe, aí vai a resposta: Nenhuma das alternativas! Akiyoshi Hongo é um pseudônimo, como o projeto Digimon contava com muitas pessoas envolvidas acharam mais correto criar um "nome falso", para assim atribuir créditos as pessoas certas envolvidas.

Esse nome é composto por três partes: AKI + YOSHI + HONGO.
A teoria mais convincente referente a "origem" deste nome é essa:

AKI: AKI Maita - como vocês sabem, ela é a criadora dos Tamagotchis.

YOSHI: KatsuYOSHI Nakatsuru - É diretor de animação e designer das séries de Digimon, foi ele o principal responsával por dar visual aos personagens. O trabalho de Katsuyoshi na Toei é conhecido também pela participação em projetos como Dragon Ball GT, onde teve contato direto com Akira Toriyama. Katsuyoshi deu imagem ao personagem Goku em nível Super Saiyajin 4.

HONGO: Takeichi HONGO - É um dos responsáveis pela Bandai.

Sendo assim, temos: AKIYOSHI HONGO = AKI Maita + KatsuYOSHI Nakatsuru + Takeichi HONGO.

A matéria As Origens de Digimon foi baseada num estudo de mesmo nome da Rayana Wolfer, e numa curiosidade discutida por Lucemon no fórum Digimon Forever.